Como estudar para concursos?

Esta é a pergunta feita por 12 entre 10 pessoas que querem mudar de carreira.

Estudar para concurso não é simples por uma razão: infelizmente as nossas escolas não ensinam a gente a estudar. A gente passa anos tentando passar nas provas, e geralmente conseguimos fazer isso sem aprender quase nada.

A gente ficou viciado em memorizações, fórmulas prontas e jeitinhos. E o problema começa aí.

Quer um exemplo? Você estudou matemática na escola, não foi? Com certeza você fez vários cálculos utilizando o π (pi), mas você tem ideia do que seja isso? De como esse número irracional foi descoberto e para que ele serve? Ou simplesmente passou de ano usando o número sem ter muita ideia do que estava fazendo?

Este é o nosso problema. Estudar para concurso não é fácil porque não sabemos como estudar.

Se você decidir estudar para concurso precisa ter em mente que será preciso um esforço inicial para aprender a estudar, desenvolver uma metodologia e um jeito de fazer. Isso demora um pouco, mas depois que você consegue fazer, o céu é o limite.

Será preciso fazer um bom planejamento e desenvolver o hábito de estudar.

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS

Ao estudar para concurso você precisa separar o momento das decisões do momento da execução.

As decisões precisam ser tomadas antes, e o planejamento é justamente esse momento em que você vai decidir que horas vai estudar, onde vai estudar, por quanto tempo e com que material. 

Tudo isso precisa ser resolvido antes da hora de estudar. O momento da execução não serve para decidir, e sim para executar. Você não vai gastar energia com pequenas decisões, mas sim com a leitura, anotações, grifos e outras práticas.

Atenção à escolha do material. Assstir videoaulas sem fazer nada não é estudar. Fuja dessa tentação. Se for estudar por videoaulas faça pelo menos algumas anotações para "ativar" a sua mente, em vez de ficar passivamente esperando o conhecimento entrar na sua cabeça.

HÁBITO

Não se desenvolve um hábito da noite pro dia. Outro dia ouvi uma frase muito sábia, que dizia que se você não tiver vergonha do que fez no início, você começou tarde demais.

No começo vai ser difícil. Você vai sentir cansaço e sono quando se dispuser a ler por várias horas seguidas, e eventualmente você vai até pensar em desistir.

Estudar para concurso não é fácil. É preciso criar um hábito, e isso acontece quando a gente insiste... as coisas vão ficando mais fáceis ao longo do tempo, mas é preciso paciência.

Não se entregue a essa sensação difícil dos primeiros dias. Com o tempo o hábito vai se consolidando, e depois de um mês eu garanto que você terá a capacidade de seguir estudando sem maiores interferências.

É aí que o jogo começa.

Talvez você já tenha visto, talvez não. Mas eu tenho um canal no YouTube, e lá você pode enconrtar vários vídeos te ensinando como estudar para concurso.

Recomendo especialmente que você dê uma olhada neste vídeo sobre como criar o hábito de estudar.

Grande abraço!

Paulo Guimarães
João da Silva
Paulo Guimarães
Meu nome é Paulo Guimarães. Sou Auditor da CGU (aprovado em 2º lugar) e há mais de 10 anos ajudo pessoas a serem aprovadas no concurso dos seus sonhos estudando apenas 3 horas por dia.